Páginas

terça-feira, setembro 20

História dos Sentimentos



"Os sentimentos humanos certo dia se reuniram para brincar. Depois que o TÉDIO bocejou três vezes porque a INDECISÃO não chegava a conclusão nenhuma e a DESCONFIANÇA estava tomando conta, a LOUCURA propôs que brincassem de esconde-esconde. A CURIOSIDADE quis saber todos os detalhes do jogo, e a INTRIGA começou a cochicar com os outros que certamente alguém ali iria trapacear.O ENTUSIASMO saltou de contentamento e convenceu a DÚVIDA e a APATIA, ainda sentadas num canto, a entrarem no jogo. A VERDADE achou que isso de esconder não estava com nada, a ARROGÂNCIA fez cara de desdém pois a idéia não tinha sido dela, e o MEDO preferiu não se arriscar:"Ah, gente, vamos deixar tudo como está", e como sempre perdeu a oportunidade de ser feliz.A primeira a se esconder foi a PREGUIÇA, deixando-se cair no chão atrás de uma pedra, ali mesmo onde estava. O OTIMISMO escondeu-se no arco-íris, e a INVEJA se ocultou junto a HIPOCRISIA, que sorrindo fingidamente atrás de uma árvore estava odiando tudo aquilo.A GENEROSIDADE quase não conseguia se esconder porque era grande e ainda queria abrigar meio mundo, a CULPA ficou paralisada pois já estava mais do que escondida em si mesma, a SENSUALIDADE se estendeu ao sol num lugar bonito e secreto para saborear o que a vida lhe oferecia, porque não era nem boba nem fingida; o EGOÍSMO achou um lugar perfeito onde não cabia ninguem mais.A MENTIRA disse para a INOCÊNCIA que ia se esconder no fundo do oceano, onde a inocente acabou afogada, a PAIXÃO meteu-se na cratera de um vulcão ativo, e o ESQUECIMENTO já nem sabia o que estavam fazendo ali.Depois de contar até 99 a LOUCURA começou a procurar. Achou um, achou outro, mas ao remexer num arbusto espesso ouviu um gemido: era o AMOR, com os olhos furados pelos espinhos.A LOUCURA o tomou pelo braço e seguiu com ele, espalhando beleza pelo mundo. Desde então o AMOR é cego e a LOUCURA o acompanha.Juntos fazem a vida valer a pena - mas isso não é coisa para os medrosos nem para os apáticos, que perdem a felicidade no matagal dos preconceitos, onde rosnam os deuses melancólicos da acomodação."

[Enviado por Martha Herzberg para Lya Luft, adaptado.]

4 comentários:

  1. Olá,

    Muito bom!
    Adoro textos que dão personalidades aos sentimentos. Escrevi alguns textos com o orgulho e a solidão, com a hipocrisia... gostei muito mesmo.
    Boa noite.

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Uau, que encantador, Evelyn!

    É o infinito particular de cada um de nós.

    ;)

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. QUANDO INICEEI MINHA VIAGEM PELO MUNDO ATRAVÉS DA BLOGOSFERA
    MEU DESEJO SINCÉRO E PURO FOI SEMPRE LEVAR A PAZ ,.
    ENTRE BLOGUEIROS E PAISES SE POSSIVEL DO MUNDO INTEIRO.
    UMA VEZ QUE HOJE TODOS OS BLOGS TEM TRADUTOR.
    CONTINUO MINHA VIAGEM ,NÃO DESENCORAJO É UMA VIAGEM INTERESSANTE.
    TENHO COLHIDO AMOR, AMIZADE ,SOLIDARIEDADE ENFIM UMA EXCELENTE VIAGEM.
    ME DE SUAS MÃOS CAMINHE COMIGO.
    MAIS SEMANDO AMOR NUNCA SEMEEI ESPEPINHO.
    SÓMENTE ASSIM COLHERÁ COMIGO OS MAIS BELOS LIRIOS.
    DEUS ABENÇOE SUA TARDE E A MINHA TAMBÉM.
    BJS NO CORAÇÃO.
    EVANIR
    Pense Em Deus** Pense No Amor

    ResponderExcluir
  4. olá, Obrigada por sua presença linda em meu cantinho. Lá, com certeza posta comentário com muito carinho. Sua rima e sua prosa de certo nunca serão espinho e o amor já é presente em seu ninho. Te desejo mil felicidade, um aroma de verdade, uma pitadinha de humor, uma cesta repleta de sentimentos, calor humano para toda a gente por onde você passar, que seu coração simplesmente só saiba amar. Bjos. Obrigada por sua amizade.

    ResponderExcluir